Corinthians x Ponte Preta, revivendo a final histórica de 1977.



Corinthians e Ponte Preta duelam neste domingo pelo primeiro jogo da final do Campeonato Paulista 2017. Na primeira fase, Corinthians terminou em 1° do Grupo A e teve 24 pontos, com 7 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. Ponte Preta terminou em 2° do Grupo D e teve 22 pontos, com 6 vitórias, 4 empates e 2 derrotas.

 No mata-mata do Paulistão, nas quartas de final a Ponte Preta passou do Santos nos pênaltis e o Corinthians passou do Botafogo-SP ganhando por 1-0. Na Semi-final, Ponte Preta ganhou do Palmeiras por 3-0 no primeiro jogo e perdeu o segundo por 1-0, Corinthians ganhou o primeiro jogo por 2-0 do São Paulo e o segundo empatou por 1-1. 

Recuperado de um incômodo na coxa direita que o tirou de combate no clássico do último domingo, contra o São Paulo, na Arena, o meia Marquinhos Gabriel volta a ser opção do técnico Fábio Carille no Corinthians. Ele é um dos 23 relacionados para o duelo deste domingo contra a Ponte Preta, às 16:00 (horário de Brasília), em Campinas.

Marquinhos será opção no banco de reservas para a final do Campeonato Paulista. Dos 28 inscritos no torneio, apenas cinco estão fora: Guilherme (emprestado ao Atlético-PR), Giovanni Augusto (lesionado), Moisés, Caíque e Léo Santos (todos por opção técnica).

A formação é a mesma confirmada por Carille em entrevista nesta sexta-feira: Cássio,  Fagner, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Gabriel e Maycon; Jadson, Rodriguinho e Romero; Jô

Titular do Corinthians na final do Campeonato Paulista contra a Ponte Preta, o zagueiro Pablo deixou o treinos deste sábado mais cedo por causa de uma pancada no pé esquerdo. Depois do susto, o departamento médico do clube avisou que não há nada de grave com o jogador. Ele deve participar da decisão.

O lance que ocasionou a pancada foi durante um treino técnico em campo reduzido, com titulares e reservas. Pablo sofreu um choque, caiu e teve de ser atendido pelo médico Julio Stancati. Pouco depois, ele se levantou e participou de um trabalho de bolas paradas.

No meio desse trabalho, Pablo tirou a chuteira do pé esquerdo e deixou o gramado. Pedro Henrique entrou em seu lugar na formação titular. Depois de uma conversa com o zagueiro, Stancati afirmou que situação não preocupa para o jogo de domingo. Pablo fez tratamento na parte interna do CT Joaquim Grava.

Os pendurados do Corinthians são: Fagner, Guilherme Arana, Gabriel, Maycon, Jadson, Rodriguinho, Romero, Jô e Léo Jabá, os desfalques é só Giovanni Augusto com lesão no tornozelo esquerdo.

A Ponte Preta vai fortalecida e com uma dose de mistério para o primeiro jogo da final do Campeonato Paulista contra o Corinthians. No último treino antes de iniciar a busca pelo inédito título, o elenco da Macaca recebeu o apoio de aproximadamente 1,5 mil torcedores na manhã deste sábado, no Majestoso. Após a atividade, o técnico Gilson Kleina, como era de se esperar, manteve o suspense sobre o time titular.

A torcida alvinegra atendeu o chamado e compareceu em peso no treino aberto. Com bandeiras, faixas e muita empolgação, os ponte-pretanos fizeram uma bonita festa, em uma prévia de como estará o Moisés Lucarelli no domingo, todos os ingressos estão esgotados desde quarta, e a expectativa é de 17.5 mil pessoas. Muitos não arredaram o pé nem mesmo depois e se aglomeraram no portão principal à espera de uma foto ou autógrafo, enquanto os jogadores deixavam o estádio rumo à concentração.

- Trabalhamos a semana inteira focados e agora foi o momento de aproximar time e torcida. Importante entender esse sentimento. Todos estão vivendo intensamente essa final. Amanhã (domingo) Majestoso vai estar pleno. Que possamos ser competente dentro dos nossos domínios - comentou Kleina.

Em campo, o grupo da Macaca realizou apenas o tradicional rachão. Um por um, os atletas ouviram seus nomes gritados pela torcida. Pottker, Clayson, Lucca e Renato Cajá também treinaram pênaltis. De restos, o que era para ter sido treinado na quinta e na sexta-feira, quando Gilson Kleina trabalhou o time com portões fechados no CT Jardim Eulina.

As principais dúvidas estão na defesa. Sem Marllon, suspenso por três cartões amarelos, Fábio Ferreira e Kadu disputam a vaga. Kleina indicou que um deles será titular. Também há a situação nas duas laterais: pela direita, Nino Paraíba volta a ficar à disposição após se recuperar de um edema muscular, e a tendência é que entre no lugar de Jeferson.

Assim como na esquerda, com Reynaldo, livre de suspensão, levando vantagem sobre Artur. Mesmo recuperado, Renato Cajá, por conta da questão física, provavelmente ficará como opção no banco. Apesar de não revelar a escalação, Kleina deu algumas pistas ao dizer que não fará mudanças drásticas e manterá o padrão.

- Estamos apenas nos preservando, mas não vamos nos descaracterizar, nem mudar muita coisa daquilo que está jogando. Vamos trabalhar com os jogadores que estão vivendo um grande momento. Trabalhamos com o Kadu e com o Fábio Ferreira. Quem entrar, vai ter a preocupação de marcar o Jô. O importante é manter a atitude - disse o comandante alvinegro.

Os pendurados da Ponte Preta são: Emerson, Fernando Bob, Jádson, Jeferson, Matheus Jesus e Yago. Os desfalques é só Marllon, suspenso.

Histórico: Retrospecto geral: 142 jogos, 80 vitórias, 33 empates e 28 derrotas. Corinthians x Ponte Preta foi marcado por fazerem grandes jogos e grandes finais. O último jogo entre as duas equipes foram na 8° rodada do Campeonato Paulista 2017, gols de Lucca e Léo Santos. Um dos jogos históricos entre as duas equipes foi em 1980, no Morumbi. Corinthians venceu aquela partida por 2-0 com gols de Sócrates e Palhinha, público do Morumbi naquele dia foi de 90.578. Outro jogo lembrado por todos, é a final de 1977, o segundo jogo, foi marcado pelo recorde de público em jogos de Campeonato Paulista. E até o recorde de público da história dos jogos do Corinthians como mandante. O recorde foi de 146.082, (138.032 pagantes), Corinthians perdeu o segundo jogo por 1-2 tendo assim o 3° e último jogo. 

O jogo do título, do fim da seca de 40 anos. Ganhamos a primeira partida por 1-0 e perdemos a segunda por 2-1, segundo conta Basílio, na manhã do jogo Oswaldo Brandão entrou no quarto e disse: "Basílio, eu vi. Você vai fazer o gol do título!". Falta pela ponta direita, Zé Maria cobra na área, Basílio resvala de cabeça e a bola sobra pra Vaguinho que chuta forte, mas na trave. A bola volta na direção de Wladimir que cabeceia com força e Oscar, zagueiro da Ponte Preta salva em cima da linha e a bola sobra para Basílio que enche o pé, de perna direita e marca. Corinthians 1-0 Ponte Preta. Daí para frente foi só festa. Só esperar o apito final e soltar o grito de "Corinthians campeão!" que estava preso desde 1954.


Local do Jogo: Moisés Lucarelli - Campinas (São Paulo)

Data e horário: 30\04\2017 - domingo às 16:00 (horário de Brasília)

Competição: Campeonato Paulista - final - primeiro jogo

Transmissão: TV Globo para SP e PR (com Cléber Machado, Casagrande, Caio Ribeiro e Paulo César Oliveira) e SporTV (com Milton Leite e Maurício Noriega)

Arbitragem: Raphael Claus, Alex Ang Ribeiro, Luiz Alberto Andrini Nogueira e José Cláudio da Rocha Filho

Provável Ponte Preta: Aranha; Nino Paraíba, Fábio Ferreira, Yago e Reynaldo; Fernando Bob, Jádson e Elton; Lucca, Clayson e Pottker

Provável Corinthians: Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Gabriel e Maycon; Jadson, Rodriguinho e Romero; Jô
Share on Google Plus

About Vitor Santos

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário